RESUMO
Código: 1027
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Responsabilidade Social Corporativa (rsc): Uma Análise das Tendências de Pesquisa e Abordagens Metodológicas
 
O presente trabalho tem por objetivos analisar os fundamentos teóricos acessados pelos pesquisadores brasileiros da área de responsabilidade social corporativa, bem como, a partir do principal periódico internacional específico referenciado pelos autores nacionais, observar as tendências de pesquisa e abordagens metodológicas quanto ao tema. Para a consecução destes objetivos foram examinadas 849 referências relacionadas em 24 artigos com a temática da responsabilidade social corporativa, publicados nos anais do EnANPAD dos anos de 2009 e 2010. A partir dos dados colhidos foi possível identificar os principais autores e periódicos consultados, que serviram como base para a segunda etapa da pesquisa, referente à análise de tendências temáticas e metodológicas recentes em artigos publicados nos anos de 2010 e 2011 no Journal of Business Ethics. A análise identificou Archie B. Carrol como o autor mais citado pelos estudos nacionais, um equilíbrio entre abordagens positivistas e interpretativistas nos artigos do JBE, bem como os temas de determinantes da RSC, a relação entre legitimação e RSC, a relação entre estratégia e RSC e a relação entre discurso e práticas de RSC, como os mais frequentes.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: