Grande parte dos governos dos países desenvolvidos e em desenvolvimento já observou a importância estratégica de se aumentar a competitividade das empresas em seus territórios diante da economia global, tendo optado por formular políticas públicas de apoio à internacionalização. Com interesse em analisar as ações dos governos na facilitação da inserção internacional de suas empresas a partir das determinantes típicas dessa estratégia empresarial, o artigo tem por objeto de estudo o papel das agências de promoção das exportações e dos investimentos, que vêm adquirindo grande importância nesse tipo de política pública. A agência escolhida foi a britânica UK Trade & Investment e suas ações no Brasil, uma vez que o mercado brasileiro assume posição de destaque internacional e é marcado por desafios consideráveis de inserção, sendo repleto de complexidades institucionais, culturais e burocráticas. A abordagem de estudo escolhida foi qualitativa, por meio de estudo de caso pautado pelas estratégias de análise de dados e documentos e entrevistas semi-estruturadas a partir de roteiro. Os resultados descortinam papel importante da UKTI como ator-chave na inserção de empresas britânicas no Brasil, dada que sua estratégia se alinha com as determinantes da internacionalização e com os aspectos de eficiência desse tipo de organização. |