RESUMO
Código: 1067
Tema: Pequenas e Médias Empresas

 

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A Influência das Heurísticas e Vieses Cognitivos Na Construção de Cenários – Estudo de Caso em Uma Empresa Familiar
 
O presente artigo apresenta um estudo de caso em uma empresa familiar localizada no Nordeste Brasileiro, buscando fazer uma avaliação da forma como são previstos os cenários no contexto da revisão anual do planejamento estratégico. Como fonte de evidências, foi utilizada a entrevista em profundidade e a observação participante. Observou-se a presença dos três principais tipos de heurística: representatividade, disponibilidade e ancoragem e ajustamento. No entanto, os resultados evidenciam que as simplificações auxiliaram a tomada de decisão na empresa e os vieses podem ser considerados como fator impulsor do crescimento da empresa por motivar a ação que, por conseguinte, pode se converter e um diferencial competitivo, já que as decisões são tomadas de forma simplificada. A sensação otimismo na construção dos cenários, aliado a sensação ilusória “de que tudo vai dar certo” pode corroborar com a realização desse cenário. Esse estudo exploratório abre possibilidade para a exploração do tema por meio de outras técnicas para conferir ou ampliar os resultados aqui apresentados, além de considerar o estudo e a validade das conclusões aqui encontradas para empresas não familiares, onde o poder decisório geralmente é bastante fragmentado e o processo de construção de cenários, a princípio, mais racional.

 

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