RESUMO
Código: 1071
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
A Influência da Sustentabilidade Na Compra de Cosméticos
 
Este estudo procurou compreender se iniciativas de sustentabilidade promovidas por empresas pertencentes à indústria cosmética são valorizadas e interferem no comportamento de compra das mulheres. Atualmente o Brasil ocupa a terceira posição no mercado mundial de cosméticos e vislumbra alcançar a segunda posição nos próximos anos. Concomitantemente a este crescimento, a preocupação com o meio ambiente e o engajamento em ações sociais passou-a ser divulgado como sendo diferencial competitivo entre as empresas do setor. A partir de uma amostra não probabilística, foram entrevistadas 136 mulheres na região metropolitana de São Paulo e através de questionário eletrônico foram respondidas questões relacionadas aos temas sustentabilidade, comportamento de consumo, cosméticos e perfil sócio demográfico. Os resultados indicam que a maioria das mulheres não procura por empresas sustentáveis no momento da compra de cosméticos e os principais motivos alegados para tal comportamento são: não pensarem sobre o assunto e por que não conseguem diferenciá-las no momento da compra. Observou-se maioria com opinião favorável a procura de cosméticos sustentável no momento da compra apenas entre as mulheres divorciadas, para as que possuem ensino fundamental e médio, nas classes D/E, entre as mães e para aquelas cujo principal canal de compras de cosméticos ocorre por intermédio de consultoras.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: