RESUMO
Código: 1077
Tema: Comportamento do cliente (consumidor e organização)

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Gestão Ambiental e A Percepção do Consumidor em Supermercados de Campo Grande-ms
 
Este trabalho teve como objetivo verificar a percepção do consumidor em relação as práticas de gestão ambiental nos supermercados, na cidade de Campo Grande-MS. Para tanto, conduziu-se um estudo descritivo junto a 150 moradores da zona urbana de Campo Grande-MS, pertencentes às classes econômicas A, B, C e D, com 18 anos de idade ou mais, em maio de 2012. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. Os dados mostram que grande parte dos entrevistados atribui a si a responsabilidade pelo controle no consumo em prol da preservação do meio ambiente, ou seja, os consumidores têm consciência dos impactos de suas atitudes no meio ambiente. Outro fator apontado foi à valorização que os próprios consumidores atribuem às empresas que possuem fornecedores locais e suas políticas socioambientais, incentivando o consumo e desenvolvimento local, consumo consciente e uma gestão organizacional sustentável. Foi constatado que cerca de 80% dos entrevistados não tinham conhecimento de possíveis ações internas ou externas por parte dos supermercados, sinalizando para que as empresas devem avaliar suas estratégias de comunicação. A pesquisa revela que o fato de a empresa praticar uma gestão sustentável, não é um fator decisivo para a escolha do consumidor, mais contribui de forma efetiva para sua imagem.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: