RESUMO
Código: 1104
Tema: Marketing global e outros temas

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Fatores Que Influenciam A Decisão dos Alunos de Graduação Por Intercâmbio Internacional: Pesquisa em 3 Instituições de Ensino Superior (ies) de São Paulo
 
A atenção para o intercâmbio internacional e a mobilidade de estudantes vem aumentando de forma significativa, notadamente na primeira década do século XXI. Internacionalmente, diversos pesquisadores já demonstraram interesse em mostrar as mudanças envolvidas no processo e a evolução da procura por experiências e estudos fora do país de origem, em especial por parte de estudantes. Apesar da crescente relevância do tema, as publicações acadêmicas nacionais não seguiram o mesmo ritmo internacional. Com o intuito de estreitar essa lacuna e aumentar a compreensão e relevância do tema, o presente artigo propõe uma investigação a respeito de quais os principais fatores que influenciam a decisão dos alunos de graduação por intercâmbio internacional. Este estudo, de caráter exploratório e descritivo, se inicia com uma revisão teórica acerca do tema e posteriormente se direciona para uma pesquisa de campo que, partindo de enfoque quantitativo, promoveu a aplicação de questionários entre alunos de três Instituições de Ensino Superior localizadas na cidade de São Paulo. Os resultados da pesquisa apontaram que a grande maioria dos estudantes de graduação em administração têm interesse em realizar intercâmbio e que os principais fatores que influenciam sua decisão são psicológicos e pessoais.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: