RESUMO
Código: 1105
Tema: Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
‘imagens da Organização’e Análise Fílmica: O Papel Dessas Metáforas em Ensino e Pesquisa em Administração
 
Este artigo assumiu como objetivo geral, investigar o papel das metáforas nos contextos de ensino e pesquisa no campo da Administração. Para tanto, propõs-se a: estudar os trabalhos de Morgan (1986; 1996; 1980; 2005; 2011); revisitar os estudos de Denzin (1989; 1991;1995); identificar nove filmes que contenham claramente o conceito de metáfora, bem como cada uma das imagens da organização; analisar esses filmes associando-os a essas imagens. Foram escolhidos, como material de estudo, nove filmes para esta pesquisa: ‘O Carteiro e o Poeta’ (1996); ‘Tempos Modernos’(1936); ‘Invictus’ (2009); ‘À Procura da Felicidade’ (2006); ‘Adeus Lenin’ (2003); ‘Um Plano Perfeito’ (2006); ‘O Segredo dos Seus Olhos’ (2009); ‘Patch Adams’ (1998); ‘O Jardineiro Fiel’ (2005). Os critérios de escolha desses nove filmes foram baseados na associação às temáticas ‘metáfora organizacional e análise fílmica’. A estratégia de análise adotada foi a de discurso. Os resultados apontam para as considerações de que pesquisadores e administradores podem respaldar-se nos pontos atraentes do uso das imagens / metáforas, desde que evitem ignorar as limitações e distorções que elas também podem criar. Mostram ainda, a importância da análise fílmica no contexto dessas imagens / metáforas organizacionais.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: