RESUMO
Código: 111
Tema: Estratégia Competitiva e Corporativa

 

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Competitividade Na Produção Leiteira: Fatores de Impulsão e Inibição
 
Este estudo analisa os fatores impulsionadores e inibidores de competitividade das atividades dos produtores de leite no município de Santo Cristo/RS e apresenta estratégias para melhorar a performance do setor. O estudo justifica-se principalmente pela relevância do tema e a carência de iniciativas, por parte do produtor, órgãos reguladores e entidades públicas.A metodologia utilizada consistiu de um procedimento estruturado em duas etapas: uma exploratória e outra descritiva. Os dados da pesquisa exploratória de natureza quantitativa foram coletados por meio da aplicação de um questionário para 211 produtores e analisados segundo os métodos estatísticos (software SPSS e Excel). Na pesquisa descritiva, os dados predominantemente qualitativos foram obtidos por meio de entrevistas para uma amostra de sete produtores e para o tratamento dos dados foi utilizado o método da análise de conteúdo (BARDIN,1977). Os principais fatores impulsionadores estão relacionados com o processo de comercialização e de aquisição de matéria - prima, realização de atividades consorciadas, baixo custo de produção e qualidade do produto. Os elementos inibidores, relacionam-se às variações de preços de venda do produto, carência de mão de obra qualificada, variações climáticas, sanidade dos animais e políticas agrícolas. As estratégias apresentadas estão relacionadas aos fatores empresariais, estruturais e sistêmicos.

 

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