RESUMO
Código: 1113
Tema: Estratégias de marketing e inovação

 

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Efeito da Estratégia de Patrocinio à Industria de Criatividade Sobre O Valor de Mercado de Empresas Brasileiras de Capital Aberto
 
A indústria da criatividade, conceito emergente a partir da década de 90, vem ganhando cada vez maior representatividade na academia, sendo alvo de trabalhos e discussões sob diversos focos. Verificou-se que a indústria da criatividade representa um setor que tem contribuído amplamente para o desenvolvimento das nações, alavancando inclusive a posição destas no cenário do comércio internacional. Diante da visibilidade e do alcance mercadológico que os produtos destas empresas criativas proporcionam, o patrocínio a esta indústria se torna atrativo para as mais diversas empresas que almejam a divulgação de suas marcas para alavancar seu valor de mercado, proporcionando então maior rentabilidade. Sob a lente da organização industrial, este trabalho verifica qual o efeito da estratégia de patrocínio à indústria da criatividade sobre o valor de mercado das empresas brasileiras de capital aberto. O resultado obtido indica que esta estratégia gera resultados positivos e significativos sobre o valor de mercado, configurando-se uma estratégia de sucesso para as empresas patrocinadoras. No entanto, ainda não se pode afirmar se esta estratégia é mais rentável que o patrocínio à empresas esportivas ou a instituições sociais, o que pode ser alvo de trabalhos vindouros.

 

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