Este estudo teve como objetivo verificar como os servidores públicos percebem os fatores que podem influenciá-los a cursar uma capacitação a distância oferecida em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O aporte teórico utilizado foi a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT), que visa explicar a aceitação/uso da tecnologia da informação pelo indivíduo. Utilizando um questionário online, foram investigados 101 participantes de um curso de capacitação a distância promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A técnica utilizada para a análise dos dados foi a modelagem de equações estruturais (MEE), por meio do método dos mínimos quadrados parciais por modelagem de caminhos (PLS-PM). Os resultados mostram que a crença que o servidor possui no uso do AVA como forma de melhorar o desempenho de seu trabalho (expectativa de desempenho) foi o fator mais determinante para sua intenção de uso e de seu uso efetivo. Confirmou-se que, no âmbito de uso voluntário da tecnologia, o círculo social do aluno (influência social) não possui efeito em sua intenção em usar o AVA. Além disso, os fatores relacionados com a expectativa de esforço e as condições facilitadoras não tiveram impacto sobre a intenção do uso e de uso efetivo do AVA pesquisado. |