RESUMO
Código: 1132
Tema: Inovação em TI e Redes Sociais

 

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Fatores Que Influenciam A Aceitação e Uso de Um Ambiente Virtual de Aprendizagem no Contexto de Um Curso de Capacitação Para Servidores Públicos
 
Este estudo teve como objetivo verificar como os servidores públicos percebem os fatores que podem influenciá-los a cursar uma capacitação a distância oferecida em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O aporte teórico utilizado foi a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT), que visa explicar a aceitação/uso da tecnologia da informação pelo indivíduo. Utilizando um questionário online, foram investigados 101 participantes de um curso de capacitação a distância promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A técnica utilizada para a análise dos dados foi a modelagem de equações estruturais (MEE), por meio do método dos mínimos quadrados parciais por modelagem de caminhos (PLS-PM). Os resultados mostram que a crença que o servidor possui no uso do AVA como forma de melhorar o desempenho de seu trabalho (expectativa de desempenho) foi o fator mais determinante para sua intenção de uso e de seu uso efetivo. Confirmou-se que, no âmbito de uso voluntário da tecnologia, o círculo social do aluno (influência social) não possui efeito em sua intenção em usar o AVA. Além disso, os fatores relacionados com a expectativa de esforço e as condições facilitadoras não tiveram impacto sobre a intenção do uso e de uso efetivo do AVA pesquisado.

 

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