RESUMO
Código: 1136
Tema: Marketing de serviços e varejo

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Aplicação da Escala Rsq Para Avaliação do Comércio de Balsas-ma
 
O comércio é um segmento de vital importância para a economia e para as relações de consumo social, sendo, portanto, fundamental e indispensável aos comerciantes, estudarem o comportamento dos consumidores, objetivando a sua satisfação, visto que isto pode ocasionar resultados positivos. Em Balsas-MA, conhecer os anseios dos consumidores também é vital para o desenvolvimento comercial, principalmente pelo fato de a cidade ser polo comercial no sul do Maranhão. Buscando responder a esta indagação, o presente artigo realizou uma medição da satisfação de compra no comércio junto a consumidores locais. Para a coleta dos dados, utilizou-se uma escala internacional validada, a RSQ (Retail Service Quality), que é apropriada para medir a qualidade do serviço no varejo (DABHOLKAR, THORPE e RENTZ, 1996), sendo ainda pouco utilizada no Brasil. Após as entrevistas com 248 respondentes, percebeu-se que o consumidor balsense não está satisfeito com os estabelecimentos comerciais da cidade. Verificou-se ainda, através do teste de ANOVA, que não houve divergência de opiniões entre moradores nascidos na cidade ou não, inclusive as opiniões foram similares para moradores antigos e recentes na cidade, levando a crer que o tempo de moradia na cidade não é uma variável que determina diferentes opiniões. Em relação à escala, percebeu-se que ela pode ser aplicada para a medição de satisfação com lojas de varejo, neste caso, avaliação geral do comércio

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: