Este trabalho tem por objetivo estudar barreiras e facilitadores à adoção de inovação tecnológica em organizações. A pesquisa analisou o caso de uma empresa que presta serviços de transmissão de imagens para escolas de educação infantil em São Paulo. A fase qualitativa consistiu na entrevista de sócios-fundadores da empresa. A fase quantitativa consistiu em duas análises: 1) junto às escolas não adotantes da tecnologia, procurou-se identificar os principais facilitadores e barreiras à adoção; 2) junto às escolas adotantes, procurou-se identificar os fatores que mais influenciaram a adoção da tecnologia por meio de aquisição ou de contratação de software como serviços. A primeira análise revelou como principais facilitadores à adoção da tecnologia o diferencial em relação aos concorrentes e o valor percebido pelos pais, e como principal barreira a percepção de não ser pedagogicamente correta. A segunda análise foi feita por meio de regressão logística. As variáveis mais significativas para predição de adoção de tecnologia na modalidade de serviço ou aquisição foram: capacidade de instalação e valor percebido pelo cliente. Entre as contribuições deste estudo exploratório, destaca-se a identificação de oportunidades de melhoria nos serviços prestados, sobretudo no que tange à abordagem de prospecção e retenção de clientes. |