RESUMO
Código: 125
Tema: Estratégia Competitiva e Corporativa

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Injeção de Capital Estrangeiro e Estratégias Competitivas Nas Empresas de Capital Nacional do Setor Sucroalcooleiro Localizadas no Estado de São Paulo
 
Essa pesquisa científica tem como objetivo relacionar a influência da injeção de capital estrangeiro nas estratégias competitivas das empresas de capital nacional do setor sucroalcooleiro do estado de São Paulo. Foi levantado um referencial teórico com o intuito de compreender os conceitos estratégicos e história do setor seguindo os objetivos propostos. Posteriormente foi realizada a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, por meio de um roteiro de perguntas previamente desenvolvido pelo grupo, com uma amostra de 3 usinas nacionais situadas no estado de São Paulo, sendo os entrevistados, dois gerentes e um diretor, cujas respostas foram analisadas e comparadas pelo método de Análise de Conteúdo. O resultado da pesquisa identificou que houve influência da entrada de capital estrangeiro no setor, embora somente algumas estratégias tivessem sido afetadas. A pesquisa mostrou indícios de que ações competitivas estão sendo tomadas por usinas independentes com o objetivo de se manter no mercado, mesmo com o aumento da rivalidade entre as empresas. As usinas independentes com boa gestão podem ser consideradas fortes candidatas a se fixarem em um setor que futuramente possa ser persuadido por grandes grupos estrangeiros.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: