RESUMO
Código: 152
Tema: Comportamento do cliente (consumidor e organização)

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Mercado de Pet Shops Na Cidade de São Paulo: Um Estudo Comparativo do Consumo da Alta e Baixa Renda
 
No atual cenário socioeconômico, com a facilidade de financiamentos e aumento da oferta de emprego, a baixa renda ascendeu socialmente e procurou incrementar seu consumo além dos itens básicos. Já a alta renda, manteve seu comportamento de compra motivada por prazer, além das necessidades básicas. Com essa nova dinâmica de consumo, destaca-se um mercado em alta expansão e com forte participação de grande parte das classes sociais, o mercado de Pet Shop. Além dos fatores de consumo, o mercado de Pet Shop envolve um comportamento afetivo com o animal de estimação. Diante dessa nova realidade, o presente trabalho tem por objetivo comparar o consumo da alta e baixa renda no mercado de Pet Shop no Estado de São Paulo. Para suporte da pesquisa foram utilizados métodos qualitativos, de caráter exploratório, com roteiro semi-estruturado. Os entrevistados foram escolhidos por conveniência e entrevistou-se 18 pessoas, sendo nove de baixa renda e nove de alta renda, atingindo-se a saturação teórica. Foram analisados alguns itens, como: o relacionamento dos consumidores com os seus animais de estimação; os itens de maior consumo no Pet Shop e a satisfação do consumidor com os serviços/produtos do Pet Shop. Em linhas gerais, não foram encontradas grandes diferenças com relação ao tratamento de seus animais de estimação, aos produtos consumidos, ao gasto médio mensal e à satisfação com relação ao Pet Shop que frequentam, porém algumas particularidades foram detectadas.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: