RESUMO
Código: 16
Tema: Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

 

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Estudo Observacional da Filosofia Maquiavelista Disseminada Pelo Filme O Poderoso Chefão
 
O cinema pode constituir um link entre teoria e prática como método de ensino-aprendizagem. Segundo Fernandes (2007), diversas correntes filosóficas podem ser identificadas como fios condutores de algumas obras cinematográficas. Essa prática permite que se apresente e sugira ideias para estudiosos ou principiantes em determinada corrente filosófica, incentivando os estudos filosóficos de uma maneira mais simples e lúdica. Analisou-se, portanto, a relação entre o filme “O Poderoso Chefão” (1972) e a obra “O Príncipe”, de Maquiavel (1998), objetivando-se avaliar os personagens principais do filme segundo uma escala maquiavelista, criada por Dahling et al. (2007), e verificar se a obra cinematográfica serve como uma ferramenta de propagação da obra de Maquiavel. Esta pesquisa tem caráter qualitativo descritivo, utilizando o método observacional não comportamental estruturado indireto para análise (COOPER; SCHINDLER, 2003). Concluiu-se que o filme “O Poderoso Chefão” apresenta uma clara manifestação dos preceitos de Maquiavel, apresentando personagens e organização maquiavelistas. No caso do personagem Michael Corleone, inclusive, determinadas características foram desenvolvidas ao longo da história, em resposta ao contexto. O filme também quebra paradigmas ao conquistar a simpatia dos espectadores devido ao forte carisma dos personagens, dirimindo os aspectos negativos observados na obra de Maquiavel e ajudando a propagá-la.

 

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