RESUMO
Código: 171
Tema: Comportamento do cliente (consumidor e organização)

 

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e Afinal, O Luxo É Supérfluo Ou Necessário?
 
O objetivo do artigo é discutir, do ponto de vista de marketing, sobre a relação entre necessidade e luxo para o homem. Assim, optou-se por um ensaio teórico que busca instigar reflexões mais do que trazer conclusões à questão proposta no título. Para atingir o objetivo proposto, o artigo foi estruturado de modo a trazer reflexões numa sequência lógica: inicia-se pelo entendimento do que são necessidades e desejos e qual seu papel no processo motivacional. Necessidades e desejos não podem ser dissociados e são duas entidades necessárias à passagem para o ato de consumo, portanto, os iniciadoras do processo motivacional. Em seguida, analisa-se necessidade no contexto de definição do termo luxo: luxo e necessidade são comumente apresentados como construtos opostos num continuum, em que o luxo seria tudo aquilo que não é necessário. Mas como delimitar fronteiras para cada um? Se o luxo é o que excede o necessário, onde termina o necessário do indivíduo para que se possa dizer que algo é luxo? Essa questão leva a uma revisão sobre a hierarquia das necessidades, para, como consideração final, voltar-se para a reflexão proposta: mas, afinal, o luxo é supérfluo ou necessário?

 

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