| Incertezas são partes inerentes do processo de tomada de decisão nas empresas. A carência de informações do ambiente de negócios, a falta de conhecimento sobre o que resultará uma decisão e a incapacidade de se atribuir probabilidades de sucesso ou fracasso a determinada decisão estão presentes nos processos de Inteligência Competitiva, em especial quando tratamos do ambiente competitivo e posicionamento de mercado. O artigo explora Redes Bayesianas como ferramenta para reduzir estas incertezas na avaliação do Posicionamento de Mercado. Nele. apresenta-se o resultado dos quase-experimentos conduzidos em ambientes simulados avaliando-se o desempenho nos processos de inferência e previsão dos grupos que utilizaram a ferramenta em relação aos que não utilizaram. Gerou-se contribuições através das observações e dados obtidos nestes quase-experimentos. Do ponto de vista processual, falhas na construção dos quase-experimento e sugestões de melhoria foram apresentadas. Quanto aos dados de desempenho, foi possível analisar indícios que justificam a proposição de novos estudos para aprofundamento. Além disso, foi possível identificar um processo mais estruturado para a inferência e tomado de decisão em situações de incerteza. |