RESUMO
Código: 189
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

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O Uso do Filme “a Fraude” Para O Ensino de Finanças Comportamentais em Cursos de Administração
 
O objetivo deste trabalho foi demonstrar a aplicabilidade do filme “A Fraude” enquanto ferramenta didática para ilustrar alguns vieses de comportamento contemplados pela Teoria das Perspectivas e facilitar o entendimento dos discentes. A interpretação do filme se baseou na análise semiótica social de filmes proposta por Iedema (2001), bem como a sua associação com os pressupostos das Finanças Comportamentais mostradas por Barbedo e Camilo-da-Silva (2008). Seus resultados mostram que a análise semiótica social possibilitou a verificação da efetividade do filme para a transmissão dos conceitos das Finanças Comportamentais, uma vez que sua trama possui vários exemplos que podem ser associados aos pressupostos teóricos desta disciplina. Isto é o que a pedagogia moderna chamam de experiência vicária, baseada num aprendizado pelos discentes situado entre a ficção assimilada em sala de aula e a realidade do seu cotidiano. Como sugestão para investigações futuras, é indicado que se faça um estudo in loco com os alunos de modo a verificar se as cenas e as sequencias aqui propostas como elucidadoras das teorias das Finanças Comportamentais realmente propiciaram uma melhor clarificação dos conceitos descritos em seus livros para cursos de graduação em Administração.

 

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