RESUMO
Código: 191
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
O Questionário Como Instrumento de Apreensão da Realidade
 
O presente estudo intenta em realizar uma discussão teórica acerca do questionário enquanto instrumento de apreensão da realidade, tendo em vista que ele é utilizado especialmente em pesquisas do tipo levantamento ou survey. Neste aspecto, muitos indivíduos creem que bons questionários são fáceis de criar, e tal crença conduz até mesmo pesquisadores experientes em cometerem erros na criação de questionários, sendo induzidos a acreditarem que determinadas variações encontradas nas respostas dos entrevistados são resultantes das diferenças reais dos próprios respondentes sobre o conceito/item que está sendo medido, quando, de fato, isto ocorre devido aos erros no planejamento ou na execução da pesquisa. Assim, verificou-se que o questionário dificilmente apreenderá uma realidade descolada de uma possível interpretação do fato estudado, tal como advoga o Realismo Científico, por mais metodologicamente correta esteja a sua construção e aplicação. Até porque o dado por ele coletado está ‘contaminado’ pelas visões de mundo do sujeito que o respondeu, como versa o Construtivismo Social. O que o cientista da área de humanas faz é verificar se tal ideia acontece de fato na vida cotidiana, ou se não passa de uma simples aparência, de um ideal que ainda não foi absorvido ou assimilado pelas coisas do dia-a-dia.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: