RESUMO
Código: 199
Tema: Estratégia Competitiva e Corporativa

 

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Análise e Coleta de Dados de Inteligência Competitiva no Mercado Imobiliário – Um Estudo de Caso
 
O mercado imobiliário tem passado por uma grande expansão no Brasil, acompanhando o ritmo de crescimento econômico dos últimos anos. Este cenário aquecido gera oportunidades, mas ao mesmo tempo riscos. A própria situação conturbada da economia mundial atual tem origens em uma bolha especulativa imobiliária que houve nos Estados Unidos, conhecido como subprime, e que estourou em 2008. Neste contexto, torna-se fundamental para as em-presas do setor desenvolverem processos de Inteligência Competitiva (IC), que consiste em processos de análise, coleta e disseminação de informações acionáveis, no tempo certo. Con-tudo, a IC enquanto atividade estruturada é fenômeno recente nas organizações. Por meio da metodologia de estudo de casos, este artigo investiga a questão “como uma empresa do setor imobiliário localizada no Brasil realiza atividades de IC”, tendo como objetivos: a) identificar a localização do departamento de IC no organograma da empresa; b) identificar atividades de coleta e análise de dados relacionadas a IC; e c) elaborar um fluxo do processo em nível ma-cro, a fim de clarificar a sequência das atividades de IC. Na empresa estudada, o departamen-to de IC é centralizado, subordinado à diretoria comercial, atendendo às demandas das diver-sas unidades de negócio. Sua atividade principal de coleta é junto aos clientes, procurando identificar necessidades e demandas, e o principal foco das análises é no desenvolvimento de uma visão de futuro (foresight), para identificar oportunidades e ameaças.

 

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