RESUMO
Código: 20
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

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Doutorado em Contabilidade: Uma Visão Comparativa dos Principais Determinantes de Formação em Países de Língua Inglesa
 
Os “sacrifícios” para se fazer um doutorado em contabilidade incluem: período considerável de tempo, custo de oportunidade, estresse, custos financeiros e pouca atratividades dos programas (AMERICAN ACCOUNTING ASSOCIATION - AAA). Assim, este estudo busca identificar as características de formação dos doutores em contabilidade que são requeridas pelos programas de pós-graduação nas universidades situadas em Países cujo idioma oficial é a língua inglesa. Esta pesquisa é descritiva, de natureza teórica-conceitual, com abordagem qualitativa. O estudo adota fonte secundária de coleta de dados e possui lógica indutiva. Como principais resultados obteve-se: como pré-requisitos para cursar o doutorado, 44 % das instituições canadenses, 29% das instituições americanas e 8% das Instituições no Reino Unido solicitam conhecimentos prévios dos candidatos nas áreas - contabilidade, negócios, microeconomia, habilidades matemáticas (álgebra, cálculo, probabilidades e estatística); no Reino Unido, constatou-se que a maioria das instituições solicitam o TOEFL, 76% solicitam 2 cartas de recomendação, 14% solicitam o GMAT/GRE, 17% solicitam o GPA e 24% realizam entrevista com os candidatos; nos Estados Unidos o período de duração do curso é de 4 a 5 anos com dedicação integral (72%). Na Austrália 75% e na Nova Zelândia 33% dos programas são de 3 a 4 anos em dedicação integral.

 

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