RESUMO
Código: 208
Tema: Gestão de Pessoas, Incentivos, Remuneração e Satisfação no Trabalho

 

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A Relação Entre Líderes e Membros (lmx), Estilos de Liderança e Seus Impactos Na Satisfação no Trabalho e Desempenho dos Colaboradores
 
Este artigo visa compreender os estilos de liderança nos tempos atuais e o desafio teórico de explicar esse fenômeno tão complexo e multifacetado. Tendo por base tal problemática, buscou-se, neste artigo, identificar o impacto da relação entre líderes e membros na satisfação no trabalho, por meio da Teoria LMX (Leader-Member Exchange) (LIDEN; GRAEN, 1980; GRAEN; UHL-BIEN, 1998), a identificação dos estilos de liderança desses líderes, por meio de modelo multifatorial de liderança, proposto por Bass (1985), assim como sua relação com resultados atribuídos à liderança. Obteve-se um total de 161 questionários válidos. O trabalho contribui no nível teórico, por propor um modelo que associa LMX, Liderança, Desempenho e Satisfação, bem como discute a questão da existência de três estilos de liderança no contexto estudado. Traz contribuições relevantes gerenciais, indicando estilos de liderança que geram desempenho no Brasil e sua relação com a satisfação no trabalho. Com o crescimento de exigências de mercado, aponta para a falta de resultados e satisfação causados pelo estilo de liderança Laissez-Faire, bem como uma forte ascensão do estilo de liderança Transformacional.

 

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