RESUMO
Código: 211
Tema: Comportamento do cliente (consumidor e organização)

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Uma Paixão Que Se Inicia Pelos Pés: Um Estudo das Atitudes de Moda e Envolvimento Feminino no Consumo de Sapatos
 
Muito pouco se sabe sobre a paixão exercida pelas mulheres em relação a sapatos. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo identificar as atitudes femininas em relação ao consumo de moda, bem como avaliar o nível de envolvimento diante dos sapatos e as variáveis percebidas no consumo. A pesquisa contemplou em um momento inicial uma análise bibliográfica de ordem exploratória. Em uma segunda etapa foi realizado um levantamento de dados a partir de questionários distribuídos a 180 mulheres através de uma amostra não probabilística por conveniência. Destarte, os dados aduzem que a amostra é relativamente jovem e mais de 50% das entrevistadas possui ensino superior. As mulheres possuem em média 20 pares de sapatos e compram um a cada estação. Os resultados demonstraram que as mulheres compram especialmente com o intuito de se sentirem mais bonitas, elegantes, charmosas e com conforto. Identificou-se também uma diferença significativa de percepção quando comparadas as idades. As mulheres mais velhas revelaram um grau de concordância menor em relação às atitudes de consumo de moda e envolvimento. As ilações evidenciam que, além de demonstrarem sua identidade e procurarem parecer aquilo que são, as mulheres buscam nos sapatos algo que possam distingui-las.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: