A expansão da classe média brasileira – cujo aumento foi de 34,5 milhões de pessoas entre 2003 e 2011 - fez surgir um grande mercado potencial que muitas vezes é negligenciado pela indústria, porém de grande poder de compra quando analisado de forma agregado. É perceptível o grande peso dos itens alimentícios nas despesas familiares (aproximadamente 18%). Neste contexto se insere esta pesquisa, que visa compreender o comportamento dos consumidores das classes média e baixa da cidade de São Paulo em relação à cesta básica de alimentos à luz dos conceitos de marketing. Para isso foram realizadas duas pesquisas, uma de caráter qualitativo e outra de caráter quantitativo. A pesquisa qualitativa abrangeu entrevistas realizadas com dez pessoas realizadas em São Paulo, já a pesquisa quantitativa foi feita com a ajuda de 96 respondentes e analisa por meio do software SPSS. Averigua-se que algumas das percepções vigentes no mercado não são completamente verdadeiras. Estas classes não se importam exclusiva e unicamente com o preço, como muitos pensam. Ademais, eles não formam um grupo completamente homogêneo, existem diversos segmentos que possuem características distintas. |