RESUMO
Código: 224
Tema: Inovação e Empreendedorismo

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Composição de Um Mapa Estratégico Por Meio das Práticas Empreendedoras e Inovadoras: O Caso de Uma Clínica Odontológica
 
O senso comum aceita sem questionamento que fatores como a criatividade e a capacidade de empreender são requisitos necessários e suficientes para o sucesso de qualquer negócio. O grau de sucesso pode ser a simples manutenção no mercado até a busca por inovações destacando-se frente à concorrência e obtendo liderança de mercado. Para tanto, a criatividade, a capacidade de aprendizagem e o empreendedorismo surgem como elementos facilitadores para que tais organizações alcancem a inovação (QUANDT, 2009), porém as práticas gerenciais surgem como elementos sustentadores do sucesso organizacional. Este estudo tem por objetivo compor um mapa estratégico (KAPLAN e NORTON, 1997) a partir das práticas empreendedoras e inovadoras em um estudo de caso em uma clínica odontológica. As descobertas do estudo indicam que mesmo sem processos formais de gestão, a prática empreendedora que leva em consideração os ajustes necessários oriundos do aprendizado do negócio e aliado a iniciativas criativas de uma proposta de valor podem resultar em práticas inovadoras que contribuam para alcance dos objetivos e crescimento organizacional. Porém, tal crescimento pode implicar na necessidade iminente de adoção de práticas gerenciais formais, estruturadas e estratégicas para garantir a sustentabilidade deste crescimento, facilitando a gestão do negócio e beneficiando todos os stakeholders.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: