RESUMO
Código: 226
Tema: Gestão de Pessoas, Carreira, Competências e Internacional

 

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Percepções de Alunos e Ex-alunos de Mestrado e Doutorado em Administração Sobre Competências Gerenciais
 
O objetivo deste estudo é verificar se variáveis demográficas influenciam na percepção a respeito do constructo competências gerenciais. O estudo é de natureza quantitativa, com coleta de dados por meio de questionário construído a partir da revisão do referencial teórico. Foram enviados 227 questionários e recebidas 130 respostas válidas. Os resultados indicam haver diferenças de percepções estatisticamente significativas entre homens e mulheres para a maioria das competências. A idade não apresentou indícios de correlação e a experiência profissional demonstrou haver uma relação negativa apenas com a competência denominada Gestão Inovadora. A contribuição desta investigação está na confirmação de que homens e mulheres percebem os atributos de competências de maneiras diferentes. Ao revelar que dentre as variáveis demográficas pesquisadas, é o gênero que mais se correlaciona com a percepção sobre o constructo competências gerencial abre-se um caminho para debates sobre questões de gênero nas organizações. Um questionamento é quanto às ferramentas e modelos de competência trabalhados nas organizações. Estariam tais modelos enviesados em sua construção por não consideraram haver diferenças de percepções entre os gêneros? A realização de estudos que identifiquem tais diferenças pode permitir a compreensão e a articulação dos diferentes significados no processo de sense-making entre homens e mulheres.

 

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