Este artigo objetivou analisar o surgimento da tecnologia flex-fuel sob a perspectiva dos custos de transação (TCT). Para tanto, foram entrevistados os principais atores envolvidos no desenvolvimento da tecnologia, articulando-se quatro categorias para identificar como se estruturaram os custos de transação no desenvolvimento da tecnologia flex-fuel: racionalidade limitada; freqüência da transação; especificidade de ativos; oportunismo. Os resultados demonstraram que a tecnologia flex-fuel constitui-se como um ativo com alta especificidade humana, pois as tecnologias automobilísticas dependem de conhecimentos específicos em áreas diversas, tornando necessária a especialização dos fornecedores. No entanto, observou-se que a tecnologia flex é um ativo que tem uma baixa especificidade física, pois é padronizada e pode ser 'encontrada' no mercado com fornecedores distintos. Adicionalmente, os resultados demonstraram a presença de racionalidade limitada, devido à incerteza acerca da viabilidade da tecnologia e alto custo de informações necessárias para sua elaboração. Este estudo permitiu concluir que as montadoras tiveram capacidade de elaborar contratos mesclando relações híbridas entre mercado e hierarquia. A contribuição principal deste estudo encontra-se associada ao esforço de se verificar a geração de uma inovação a partir da abordagem focada nos custos de transação, buscando identificar elementos subjetivos a esse processo, como a racionalidade limitada e o oportunismo. |