RESUMO
Código: 26
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

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Compreensões de Professores Que Atuam Na Pós-graduação Stricto-sensu Sobre Professor Reflexivo e Professor Pesquisador
 
O objetivo desta pesquisa foi analisar a compreensão de professores que atuam no stricto-sensu sobre professor reflexivo e professor pesquisador. Com caráter descritivo, de levantamento e qualitativo, realizou-se entrevistas com 10 professores de um Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, que atuaram no último trimestre de 2011. Na compreensão dos entrevistados, o professor pesquisador não se preocupa somente com o ensino, mas também com a pesquisa, para que ocorra uma evolução do conhecimento. Este assume um papel de mediador e não apenas de transmissor do conhecimento. As principais práticas adotadas na docência que evidenciam a perspectiva de professor pesquisador é a organização do trabalho pedagógico em projetos de pesquisa, o desenvolvimento da atitude de pesquisar entre os alunos, bem como a apresentação de estudos na forma de seminários. Quanto à compreensão de professor reflexivo destacaram ser aquele capaz de regular a sua ação e apresenta um método sistematizado de pensar. Quanto às práticas adotadas mencionaram a recomendação de textos bases, bem como o debate de textos e de capítulos de livros. Percebe-se que ocorre uma aproximação dos conceitos de professor pesquisador e reflexivo na compreensão dos professores investigados, mas predominou um maior olhar sobre as atitudes dos alunos e pouco sobre a sua própria visão docente. Percebeu-se também, em alguns momentos, uma compreensão de professor pesquisador focado à pesquisa, e não necessariamente à pesquisa sobre a docência, bem com a compreensão de professor reflexivo pouco voltada à relação teoria e prática na docência.

 

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