RESUMO
Código: 274
Tema: Comportamento do cliente (consumidor e organização)

 

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O Comportamento de Uso dos Sites de Redes Sociais das Gerações X e Y: Uma Abordagem Qualitativa
 
Este estudo tem como objetivo compreender o comportamento de uso de sites de redes sociais das gerações X(34 a 44 anos) e Y(16 a 33 anos), particularmente na compra de produtos/serviços. A pesquisa realizada foi qualitativa com 16 entrevistas pessoais em profundidade com usuários de redes sociais pertencentes às gerações citadas,as classes sociais A e B residentes em Curitiba. Utilizou-se duas técnicas estimulativas: de relato de história e a técnica projetiva de associação de imagens, que possibilitaram a identificação de aspectos simbólicos e subjetivos das gerações estudadas.Identificou-se que as redes sociais são acessadas com frequência e que os usuários têm um bom conhecimento sobre estas,pois utilizam há mais de cinco anos. As redes sociais MSN,Orkut,Facebook e Linkedin são acessadas por ambas as gerações.Já o acesso ao Twitter e ao You Tube é feito somente por usuários da geração Y.Descobriu-se que os interesses nas redes sociais são divididos em três grupos:pessoais,profissionais e de informação.As redes sociais são utilizadas para busca de informação sobre produtos/serviços antes da compra,pois auxiliam no processo de decisão.Também são consideradas como uma nova forma de registro de reclamação e de divulgação de produtos/serviços configurando-se como meio de referenciamento dos consumidores de ambas as gerações.

 

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