RESUMO
Código: 275
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Estratégias de Marketing e Sua Influência Na Performance de Exportação de Micro e Pequenas Empresas Brasileiras
 
Este estudo avaliou a influência das estratégias de marketing na exportação de micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. O objetivo geral foi analisar o impacto destas estratégias na performance de exportação. Para tanto, o modelo conceitual, baseado em Cavusgil e Zou (1994), analisou as características das MPEs, marketing empreendedor, e performance de exportação. Na parte empírica, foi realizada uma survey com 173 MPEs brasileiras de diversos setores e os dados obtidos foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais (SEM). Como resultados, destacaram-se a importância das estratégias de marketing na performance de exportação das MPEs estudadas, principalmente pela adaptação do preço ao mercado de destino, tornando-as mais competitivas; e a competência internacional da empresa e do marketing empreendedor como influenciadores na performance de exportação. Como contribuições, este estudo inova ao adaptar o modelo conceitual de Cavusgil e Zou (1994) para a realidade das MPEs preenchendo um gap empírico, e os resultados encontrados contribuem para o desenvolvimento gerencial das MPEs, tão importantes para a economia brasileira e para os demais países emergentes.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: