Este estudo avaliou a influência das estratégias de marketing na exportação de micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. O objetivo geral foi analisar o impacto destas estratégias na performance de exportação. Para tanto, o modelo conceitual, baseado em Cavusgil e Zou (1994), analisou as características das MPEs, marketing empreendedor, e performance de exportação. Na parte empírica, foi realizada uma survey com 173 MPEs brasileiras de diversos setores e os dados obtidos foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais (SEM). Como resultados, destacaram-se a importância das estratégias de marketing na performance de exportação das MPEs estudadas, principalmente pela adaptação do preço ao mercado de destino, tornando-as mais competitivas; e a competência internacional da empresa e do marketing empreendedor como influenciadores na performance de exportação. Como contribuições, este estudo inova ao adaptar o modelo conceitual de Cavusgil e Zou (1994) para a realidade das MPEs preenchendo um gap empírico, e os resultados encontrados contribuem para o desenvolvimento gerencial das MPEs, tão importantes para a economia brasileira e para os demais países emergentes.
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