RESUMO
Código: 281
Tema: Comportamento do cliente (consumidor e organização)

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Medicamento Genérico: Um Estudo Exploratório do Comportamento do Consumidor
 
Este estudo tem por objetivo analisar o comportamento dos consumidores de medicamentos genéricos da cidade de Londrina. Especificamente o levantamento conduziu para a compreensão do conhecimento sobre o produto, o comportamento de compra do consumidor e a confiabilidade sobre os seus efeitos em relação aos medicamentos de referência. Para fundamentar o estudo, buscou-se bibliografias sobre questões relacionadas ao comportamento do consumidor, enfatizando os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos que interferem na decisão de compra. Na analise dos resultados, considerou-se os dados coletados em pesquisa realizada entre os meses de julho à novembro do ano de 2009. A amostra do estudo foi não probabilística por conveniência, composta pela população que reside na cidade de Londrina, norte do Paraná, com idade a partir de 16 anos, constituída por 121 pessoas, sendo 57% mulheres e 43% homens. Constatou-se, apesar do grande conhecimento dos genéricos por parte dos pesquisados, que a falta de informação é o fator principal que reflete no consumo e na confiabilidade destes produtos. Como principal limitação do estudo, por ser uma amostragem não probabilística, a análise fica restrita a opinião da amostra.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: