RESUMO
Código: 283
Tema: Marketing global e outros temas

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Breves Considerações Sobre A Epistemologia do Marketing
 
Epistemologia é um ramo filosófico que investiga a origem e o valor do conhecimento humano em geral, sendo uma das áreas centrais da filosofia. Também é conhecida como Teoria do Conhecimento, buscando esclarecer sobre como há a aquisição do conhecimento e como é possível fazer a distinção entre a verdade e a falsidade. Neste ensaio são elaboradas considerações sobre aspectos epistemológicos do marketing, destacando-se algumas das principais críticas existentes em relação ao tema e propondo-se outra forma de se analisar o assunto. Adota-se a perspectiva da epistemologia na busca por se conhecer aspectos da forma de se pesquisar o marketing, revelando alguns de seus principais aspectos. Na investigação, observa-se que o marketing se manifesta de muitas formas e a mais estudada é a positivista. Assim, o problema no marketing não é sua forma ou matéria, mas seu método (caminho). Todavia, tal fato não é impeditivo para se buscar uma compreensão da constituição do campo, se configurando em um incentivo à reflexão epistemológica holística. Para o amadurecimento da epistemologia do marketing necessário se faz a promoção de investigações que estreitem filosofia e marketing, sendo as pesquisas fundamentadas no paradigma interpretativo um caminho promissor para tal aproximação.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: