RESUMO
Código: 30
Tema: Comportamento do cliente (consumidor e organização)

 

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Gênero e Satisfação dos Alunos de Pós-graduação Lato Sensu: Um Estudo em Uma Instituição de Santa Catarina
 
Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência do gênero na satisfação geral dos alunos de pós-graduação lato sensu. Seu referencial teórico compreende os três temas essenciais que dizem respeito à problemática abordada, quais sejam: qualidade em serviços; satisfação na prestação de serviços; e, gênero e satisfação. Os construtos trabalhados empiricamente foram cinco, que ligam as características do processo de ensino-aprendizagem à satisfação dos estudantes com o curso, conforme proposta de Paswan e Young (2002). Eles são: interação professor-aluno; demandas do curso; organização do curso; interesse do aluno; e, envolvimento do professor. Por sua parte, a satisfação dos alunos foi registrada por uma nota na escala de 0 a 10. Oito hipóteses foram propostas na avaliação das relações entre os antecedentes e a satisfação geral expressa pela nota dada. As mesmas foram testadas através da modelagem de equações estruturais para cada gênero depois de ter comparado os valores médios da satisfação segundo o sexo através do teste t, e, ainda, considerando de modo simultâneo outro preditor categórico, a condição de ser ou não o primeiro curso de pós-graduação realizado, pela análise de variância (Anova). Buscaram-se, deste modo, obter subsídios quanto aos aspectos que mais influenciam a satisfação discente e, assim, os órgãos competentes planejar e direcionar as ações no intuito de melhorar o desempenho e participação num mercado que cada vez tem mais concorrentes.

 

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