RESUMO
Código: 306
Tema: Estratégia Competitiva e Corporativa

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Proposta de Mapa Estratégico Para Uma Escola de Ensino Médio Técnico
 
Atualmente a globalização pressiona as empresas a realizarem atualizações e constante transformação e adaptação no mercado. O mercado no qual as empresas estão inseridas não é fixo e constante como muitos empreendedores pensam, o mercado está em constante mudança e para a sobrevivência das empresas é necessário um acompanhamento das mudanças. Para evitar o declínio nos resultados das empresas é preciso planejar suas estratégias e projetar seus objetivos. A empresa que se estabelece melhor no mercado e possui um posicionamento estratégico definido e comunicado a todos os envolvidos, considerando funcionários e parceiros da organização, tem uma maior probabilidade de vencer a concorrência. As estratégias da empresa devem ser estabelecidas, traduzidas e controladas utilizando de ferramentas que auxiliem neste processo. A ferramenta proposta neste artigo é o Balanced Scorecard que utiliza o Mapa Estratégico como forma de tradução e controle da estratégia por meio de seus indicadores. A principal referência utilizada é o mapa estratégico proposto por Kaplan e Norton (2004). Com a utilização desta ferramenta a empresa traduz de que maneira é a sua atuação no mercado e o que ela espera alcançar estrategicamente no seu negócio. Se a empresa não traduz, controla e divulga a sua estratégia para as suas partes interessadas ela tem uma grande chance de não conseguir se posicionar no mercado e consequentemente não atingir seus objetivos estratégicos estabelecidos.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: