RESUMO
Código: 325
Tema: Marketing global e outros temas

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Narguile: Crenças em Relação Ao Uso
 
O narguile conhecido como argileh, goza, hookah, water pipe ou shisha é um tipo de cachimbo de água, por meio do qual fuma-se o tabaco, na maioria das vezes aromatizado, com o acréscimo de melaço. No Brasil a propagação e consumo maciços entre os jovens são atribuídos ao fato de que o narguile não possui o mau cheiro percebido no cigarro, visto que o odor predominante vem da adição desses aromas. Investigações revelam que o ato de fumar narguile é associado ao divertimento e sentimento de pertencimento a grupos sociais que essa prática proporciona. A fim de confirmar essas suposições investigou-se, nesse estudo exploratório com abordagem qualitativa, as crenças dos jovens em relação ao uso de narguile. Duzentos jovens universitários foram contatados por e-mail e utilizando-se da técnica projetiva por imagem solicitou-se a eles que contassem estórias a partir de uma imagem de jovens fumando narguile. As estórias, contadas por vinte e três respondentes, foram analisadas por meio da técnica de análise do discurso. Dez dimensões de crenças emergiram das narrativas, associando o consumo do narguile a sensações prazerosas e à socialização propiciada por seu uso. O conhecimento propiciado pelo estudo contribui com bases para a formulação de políticas públicas.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: