RESUMO
Código: 335
Tema: Logística e Cadeia de Suprimentos

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Atributos de Logística Como Fator de Vantagem Competitiva Percebida: Análise de Um Setor Madeireiro
 
Este estudo objetivou analisar variáveis que influenciam a percepção pelo cliente do planejamento logístico como um diferencial, podendo gerar vantagem competitiva. A revisão de literatura enfoca vantagem competitiva e logística. A pesquisa foi quantitativa, descritiva e de levantamento. Aplicou-se um questionário estruturado a 40 empresas do setor madeireiro de Santa Catarina. Com uso de escala likert de 5 pontos analisou-se o desempenho de 13 variáveis indicadoras. Empregou-se análise fatorial e regressão linear, por meio do software SPPSS 14.0. As dimensões que afetam significativamente a variável dependente “Planejamento logístico como vantagem competitiva percebida pelo cliente” são: impacto dos custos logísticos sobre o faturamento e redução do lead time. Conclui-se que a percepção dos clientes a respeito do planejamento logístico como um criador de vantagem competitiva é influenciada pela percepção que eles têm do quanto de seu faturamento a empresa investe na logística e da redução no tempo de espera pelo produto. Sugere-se às empresas buscarem ampliar a qualidade dos serviços de logística oferecidos aos clientes para construção de sua vantagem competitiva.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: