RESUMO
Código: 337
Tema: Estratégia Competitiva e Corporativa

 

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Vantagem Competitiva Através de Fusões e Aquisições no Varejo Brasileiro: Um Estudo Baseado Nos Principais Players
 
A questão que norteia o presente trabalho é se a estratégia de fusões e aquisições são fontes de vantagem competitiva sustentável para as firmas inseridas no setor de supermercado brasileiro. Para respondê-la, a pesquisa é dividida em duas etapas. Na primeira, discute-se a literatura sobre Vantagens Competitivas Sustentáveis buscando a integração de duas teorias, Análise de Posicionamento Estratégico e Visão Baseada em Recursos (VBR), com o auxílio do modelo de Bridoux. Na segunda, estuda-se o setor de supermercados no Brasil, focando nas três maiores organizações presentes no país: o Grupo Pão de Açúcar, o Carrefour e o Walmart. Com base na teoria, dados e discussões apresentadas, foi possível identificar o Grupo Pão de Açúcar como o líder e único detentor de vantagem competitiva sustentável, todavia o Carrefour e o Walmart possuem resultados e recursos internos que são indicadores de vantagem competitiva no mercado como um todo. Por último, é constatado que as operações de fusões e aquisições tem sido uma possível forma de organizações estrangeiras entrarem no mercado nacional, além de ser uma estratégia de fortalecimento, aumento de participação de mercado, busca de liderança e conquista de vantagem competitiva nas empresas estudadas.

 

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