RESUMO
Código: 342
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

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Estudo de Casos: A Internacionalização da Jbs-friboi à Luz do Modelo de Uppsala
 
O Modelo de Uppsala foi desenvolvido a fim de explicar o processo de internacionalização das empresas e vem sendo constantemente citado na teoria de negócios internacionais por sua relevância. O modelo em questão defende que a internacionalização das empresas ocorre de forma gradual, seguindo as etapas: exportação, filiais de venda e aquisições ou criação de instalações produtivas no exterior. As empresas de países emergentes estão crescendo de forma acelerada e representativa, trazendo à tona o questionamento se as teorias clássicas se encaixam neste processo de internacionalização. O objetivo do artigo é identificar se a JBS-Friboi, que foi considerada a empresa mais internacionalizada do Brasil pelo ranking da Fundação Dom Cabral (2011), seguiu o Modelo de Uppsala em seu processo de internacionalização. A metodologia utilizada foi de cunho exploratório, por meio de estudo de casos múltiplos. Foi identificado que o modelo de Uppsala esteve parcialmente presente na estratégia de internacionalização da JBS, porém nada ocorreu de forma planejada, como propõe o Modelo, a estratégia da empresa baseou-se apenas em seguir oportunidades. Espera-se com este estudo contribuir para a literatura de negócios internacionais em mercados emergentes e na tomada de decisões de empresas brasileiras que desejam se internacionalizar.

 

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