RESUMO
Código: 371
Tema: Marketing global e outros temas

 

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A Gestão de Marcas no Cenário Nacional: Um Estudo Bibliométrico Na Área de Administração
 
A literatura tem indicado as marcas como um dos ativos intangíveis mais valiosos de uma empresa (MACRAE, UNCLES, 1997; KELLER, LEHMANN, 2006), dessa maneira, o aprimoramento na construção de marcas nacionais é uma necessidade urgente para o Brasil (MACHADO, 2006). O objetivo deste artigo é identificar e agrupar a produção científica nacional envolvendo o constructo gestão de marcas na área de Administração e afins, abrangendo o período de 2000 a 2011. A pesquisa exploratória-descritiva envolve tanto elementos qualitativos quanto quantitativos. Para o levantamento bibliográfico, realizou-se investigação de dissertações e teses defendidas em cinco Programas de Pós-graduação e artigos publicados em 10 dos principais periódicos nacionais de acordo o sistema de classificação QUALIS/CAPES. Foram analisados 47 trabalhos no total, alocados em dois blocos: 23 artigos (bloco 1) e 24 teses e dissertações (bloco 2). O levantamento mostrou a evolução das publicações selecionadas, identificou as obras mais citadas, identificou os autores mais citados nos periódicos e orientadores mais referenciados nas teses e dissertações, verificou os aspectos metodológicos e apontou as tendências para a pesquisa sobre gestão de marcas. Os resultados do trabalho contribuem para aumentar o conhecimento sobre as produções científicas geradas e as obras que fundamentaram os estudos neste campo.

 

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