RESUMO
Código: 381
Tema: Organização para Inovação

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Estudo Sobre A Inovação no Âmbito de Uma Empresa Têxtil do Interior de Mg.
 
No cenário competitivo atual, as organizações significam a inovação como uma possibilidade de se conseguir vantagem sobre os seus concorrentes diretos. Desta forma, se justifica a existência de uma proeminente busca pela inovação, quer seja pelo lançamento de um novo produto, melhoria na prestação de serviço, no processo de produção, na entrada em um novo mercado, entre outras formas de se inovar. Partindo desta contextualização, objetiva-se com o desenvolvimento da presente investigação analisar a inovação processada no âmbito de uma empresa têxtil do interior de MG. A orientação metodológica do trabalho é baseada em estudos de cunho qualitativo. Utiliza-se a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Para o processo de análise de dados, opta-se pelo emprego da técnica de análise de conteúdo. Em termos de resultado, foi possível observar que o foco da inovação nesta empresa têxtil encontra-se no produto e no processo da produção, sendo esta mais uma implantação de melhorias incrementais do que um rompimento com o já existente, através da prática da destruição criativa.A empresa necessita ressignificar a inovação, vendo que esta pode configurar a mesma maior possibilidade de atuação no mercado, não sendo somente uma obrigação para sobrevivência, mas uma vocação da organização. A inovação significada como meio faz com que as suas ações se diluam na prática organizacional, deixando de ser uma estratégia.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: