| Mesmo com a situação global instável, com a crise na zona do euro e com a ameaça de retorno à recessão nos Estados Unidos, o turismo mundial permaneceu forte e teve um crescimento positivo nos últimos anos. Além disso, ele faz parte do setor de serviços, que é o que mais cresce atualmente em termos mundiais. Este artigo tem como objetivo analisar a competitividade do setor turístico por meio das ferramentas das cinco forças e do “diamante” da vantagem nacional de Porter. Usando esses dois modelos, foi possível perceber que o turismo é um setor dinâmico e complexo, que envolve diversas atividades e pessoas, e por isso tem muitos fatores relacionados à sua competitividade, como: a entrada de novos hotéis, as políticas governamentais, os turistas, os diversos fornecedores do setor e sua qualidade, preço, tipo de viagem, outros clusters turísticos, disponibilidade e eficiência de mão de obra, presença de fatores culturais e naturais, segurança da localidade, entre outros. Assim, foram obtidas informações que podem colaborar com o setor turístico e com os governos para desenvolvimento estratégico de ações e reflexão teórica para pesquisas na área. |