Este estudo tem por objetivo analisar os obstáculos percebidos pelas empresas do setor de serviços no Brasil no tocante à inovação, de acordo com os dados levantados junto à Pesquisa Nacional de Inovação Tecnológica - PINTEC (2008), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pintec foi selecionada como fonte de dados para este trabalho pelo fato de ser a principal pesquisa de âmbito nacional sobre inovação que abrange o setor de serviços. Ressalta-se que o setor de serviços foi incluído pela primeira vez na Pintec na edição de 2005. As informações coletadas se concentraram em destacar a abrangência da inovação nas empresas de serviço pesquisadas e o número de ocorrências de inovações que resultaram em novos serviços ou apenas em inovações organizacionais ou de marketing. Além disso, compararam-se os problemas e obstáculos apontados pelas empresas inovadoras e não inovadoras. Os resultados apontam para a necessidade de maiores fontes de financiamentos e incentivos para possibilitar a atividade inovadora, bem como fortalecer a interação entre a empresa e as universidades, para que as barreiras e os obstáculos sejam minimizados. |