RESUMO
Código: 404
Tema: Estratégias de marketing e inovação

 

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Avaliação do Comércio Eletrônico: Estudo Pelo Prisma da Abordagem Cognitiva
 
Este trabalho busca compreender a relação entre comércio eletrônico e abordagem cognitiva (Pachauri, 2002), para responder a pergunta: “O conhecimento tecnológico tem maior influência na aceitação e satisfação com o comércio eletrônico do que características demográficas ou hábito de compra?”. O estudo utilizou o modelo de Gupta e Kim (2010) com dois públicos de estudantes universitários: do Centro de Tecnologia (especialistas) e do Centro de Ciências Rurais (não especialistas). Através de pesquisa descritiva e quantitativa, com 197 respondentes, foram obtidas respostas para os quatro objetivos do estudo: o nível de aceitação do comércio eletrônico foi de moderado para bom, com médias entre 3,52 a 5,90 (escala de 1 a 7); a satisfação dos universitários com o comércio eletrônico foi adequada, com médias de 3,02 a 2,58 (sendo que 1 era o máximo grau positivo e 7 o negativo); a influência nas variáveis do modelo foi de 12,5% para o gênero, 29,2% para a idade, 50% para o hábito de compra e 70,86% para o centro de ensino. Desta forma, comprovou-se que o conhecimento tecnológico foi o fator mais importante nas diferenças de percepções dos entrevistados, reforçando, assim, a importância de mais estudos pelo prisma da abordagem cognitiva.

 

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