RESUMO
Código: 432
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

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O Ensino de “inovação” em Cursos Superiores de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Tecnologia em Gestão: Um Estudo Nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras.
 
A literatura contemporânea na área de administração nacional e internacional enfatiza a importância do ensino de inovação aos futuros profissionais. Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória que objetivou verificar na área Capes de Administração, Contábeis e Turismo (ACT), quais as Instituições de Ensino Superior - IES com cursos ofertando disciplinas que utilizam o termo “inovação” em sua nomenclatura, para que se pudesse conhecer e analisar as respectivas ementas e bibliografias. Foram pesquisados também os Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão, pela proximidade com os cursos da área ACT. A pesquisa foi realizada nos websites das IES brasileiras, a partir do Cadastro e-MEC. A fundamentação teórica busca os princípios do desenvolvimento econômico como parâmetro para entendimento de inovação. O método de estudo utilizado foi a pesquisa documental e a análise foi realizada observando-se e comparando-se o conteúdo. Os resultados evidenciam um distanciamento entre teoria e prática, pois a academia brasileira não enfatiza inovação na matriz curricular, nem mesmo na nomenclatura de suas disciplinas publicadas em seus websites.

 

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