RESUMO
Código: 434
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Terceirização de Serviços Nos Hotéis em Curitiba: Uma Análise Sob A Perspectiva das Capacidades Dinâmicas
 
Este estudo discute o processo de terceirização de serviços em hotéis, tendo como objetivo a verificação dos motivos de interesse por parte dos hotéis em Curitiba em terceirizar seus serviços e atividades, sob a perspectiva das Capacidades Dinâmicas. Tal abordagem busca compreender como as organizações conseguem sustentar vantagem competitiva em ambientes de negócios turbulentos. Tomou-se como base o modelo teórico de Teece (2007), das microfundações das capacidades dinâmicas, que explicita que a exploração dos limites organizacionais e a coespecialização fazem parte da capacidade dinâmica das organizações. Assim, realizou-se um estudo de caso comparativo, com abordagem qualitativa. Dois casos foram selecionados e analisados mediante utilização da técnica da análise de conteúdo categorial, por meio do software ATLAS.ti. Dentre os serviços identificados como terceirizados, as razões mais relevantes apontadas foram a existência de fornecedor especializado, a necessidade de mão de obra especializada, o custo, a qualidade e o acesso ao conhecimento. Ao fim deste estudo, pode-se verificar que a terceirização pode ser entendida como uma parte da capacidade dinâmica, pois permite um processo de integração de recursos externos ao hotel, complementando os recursos que a mesma possui, para obtenção e/ou manutenção da sua vantagem competitiva.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: