RESUMO
Código: 438
Tema: Comportamento do cliente (consumidor e organização)

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Rede Associativa de Memórias: Um Teste Empírico no Setor Automobilístico
 
A marca constantemente imprime valor de diferenciação aos produtos (MELLO et al., 2003; STREHLAU; BACHA; STREHLAU, 2007), tornando-se uma representação de satisfação e aglutinação de todos as características identificadas. Este trabalho é direcionado a identificar as redes associativas de memória de três montadoras internacionais, a saber: BMW, FIAT e Honda. Para tanto, foi realizado uma ampla pesquisa bibliográfica referente às variáveis que auxiliam na identificação e elaboração da rede de associação, sendo eles: atributos, atitudes e benefícios. O estudo foi realizado sob a perspectiva de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados questionário semi-estruturados aplicados a cinqüenta e duas pessoas. Ao final do estudo foi possível classificar as respostas obtidas de acordo com cada uma das variáveis estudadas e elaborar a rede de associação de cada uma das marcas. Os resultados obtidos também indicaram que, dentre outras associações, a marca FIAT se destaca pela acessibilidade de aquisição, a marca Honda pelas qualidade e durabilidade, e a marca BMW pelos padrão superior e design.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: