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Código: 44
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

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Gestão Estratégica em Universidades: Um Estudo Empírico Com Reitores
 
As Universidades Brasileiras vêm passando por intensas transformações devido as exigências do Ministério de Educação e Cultura (MEC) para implementar documentos institucionais que auxiliem na formulação de seus respectivos modelos de gestão. Esses documentos são respectivamente o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e as Dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Não obstante, apesar desse esforço do governo há escassez de pesquisas que mostrem como é o modelo de gestão adotado pelas Universidades Brasileiras. Através de uma pesquisa exploratória que se utilizou da técnica de coleta de dados baseada em entrevistas semi-estruturadas com oito reitores e posterior análise de conteúdo destas entrevistas, objetivou-se ao entendimento da configuração destes modelos de gestão. Os resultados de pesquisam mostram que ampla maioria das Universidades tende a adotar o modelo de gestão estratégica com maior compartilhamento de objetivos e participação de todos os membros da organização na elaboração da estratégia, graças às pressões institucionais do MEC que deixam de lado o tradicional enfoque do planejamento estratégico, na qual prevalece a separação entre quem planeja em quem apenas executa a estratégia (ANSOFF, 1965; MINTZBERG, 2000).

 

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