RESUMO
Código: 450
Tema: Gestão Organizacional: recursos humanos, governanca, e planejamento

 

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Política Pública de Recursos Humanos: Relevância, Papel da Burocracia e Implementação.
 
Este artigo tem o objetivo de contribuir para o entendimento das políticas públicas de recursos humanos. Para tanto, propôs uma discussão acerca da política pública de recursos humanos utilizando o modelo de ciclo de políticas públicas ao focar o estudo na etapa da implementação desta política, através de perspectivas analíticas top-down e bottom-up. E ainda, levou em consideração a importância de discussões de algumas correntes teóricas de políticas públicas, como a institucionalista e a de subsistemas. Este artigo introduziu os conceitos de política pública, Burocracia, implementação e política de recursos humanos. Em seguida, analisou o papel da Burocracia na implementação de políticas públicas, apresentou a política pública de recursos humanos voltada à Burocracia e, também, discutiu a implementação desta política pública que tem como implementador e público receptor da política o mesmo ator, a Burocracia. Ainda, ponderou acerca dos riscos e possiblidades desta posição ambígua, bem como sobre as relações de poder envolvidas que não devem ser desconsideradas. Por fim, sugeriu estudos empíricos sobre a questão e recomendou a utilização da política estudada como meio de se alcançar o sucesso em políticas fins.

 

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