RESUMO
Código: 453
Tema: Aprendizagem Organizacional

 

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O Processo de Internacionalização Sob A Ótica da Aprendizagem
 
As abordagens comportamentais sobre a internacionalização das empresas explica que os movimentos em direção aos mercados externos ocorrem de forma gradual, em um processo incremental de aprendizagem, com envolvimento crescente com os mercados externos. Partindo do entendimento de que as teorias do campo da aprendizagem podem contribuir para os estudos sobre a abordagem comportamental do processo de internacionalização, o presente ensaio teórico tem como objetivo analisar o processo de internacionalização em sua abordagem comportamental. Tal abordagem evolui conceitualmente, reconhecendo a influência das relações diádicas (JOHANSON; VAHLNE, 1990), triádicas (HAVILA et al, 2004), a rede de negócios (JOHANSON; VAHLNE, 2003; 2006; 2009) e o papel desempenhado pelo empreendedor (SCHWEIZER, VAHLNE; JOHANSON, 2010). Essa evolução é analisada de acordo com os conhecimentos da aprendizagem situada, que percebe o aprendiz como ser social que constroe suas concepções a partir da interação social nas comunidades de prática (LAVE; WENGER, 1991; GHERARDI; NICOLINI; ODELA, 1998) e da aprendizagem pela experiência, na qual todo conhecimento e aprendizado são advindos da experiência (DEWEY, 1959; 2010; ELKJAER, 2004; JARVIS, 1991). Diante disso, é possível perceber que os campos teóricos são interagentes e que a associação de suas teorias pode significar um avanço importante em ambas as áreas.

 

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