Neste trabalho analisam-se os modelos conceituais e operacionais de brand equity baseado no cliente apresentados na literatura acadêmica. Sendo a alternativa para explorar o tema: analisar empiricamente os modelos operacionais de avaliação de brand equity baseado no cliente. Essa análise empírica será embasada em estatísticas de predição da variável dependente, ou seja, utilizam-se modelos de regressão para investigar o tema. Para isso fez-se, inicialmente, uma pesquisa exploratória/descritiva com o intuito de apresentar e enumerar os modelos de brand equity baseados no cliente. Na pesquisa empírica encontram-se as análises de regressão, onde se verificou o poder de predição das dimensões propostas inicialmente por Aaker (1998) e Keller (1993) e pelas dimensões propostas por Yoo, Donthu e Lee (2000). Na análise das regressões completa, tradicional, e confiável do brand equity, baseado no cliente, houve uma semelhança de resultados. Apesar de algumas diferenças nos números e valores de R2 e de erro, esses foram muito próximos entre si, deixando as três equações propostas com mesma significância e valor de predição. Esse valor de predição para as três equações de regressão são moderados/baixos, demonstrando uma predição da variável dependente em grau leve pelas variáveis independentes, propostas nos modelos de regressão. |